quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dieta pode evitar 19% dos cânceres

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer apontou em seu relatório, “Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física”, o seguinte, controle de peso e prática de atividade física é capaz de prevenir 19% dos casos de câncer no país.
O relatório faz projeções específicas para o Brasil, controle de peso e prática de atividade física pode evitar 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago; 52% dos casos que atingem o endométrio; 41% dos cânceres de estômago; 34% de pâncreas e 37% dos casos de câncer colorretal. O Inca estima o surgimento de 375.420 casos novos de todos os tipos de câncer em 2010.
Segundo dados do relatório, o controle do peso, mesmo sem a prática de atividade física constante, também seria eficaz no controle do câncer, podendo evitar 13% dos casos.
Cláudio Noronha, coordenador da Divisão de Prevenção e Vigilância do Inca. Diz que: “Cerca de 10% dos cânceres são determinados por fatores hereditários. Os outros 90% dos casos são decorrentes do padrão de vida que a pessoa leva, incluindo exposição a infecções, agentes tóxicos, padrão de alimentação, entre outras coisas que podem ser evitadas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário